Search

Content

terça-feira, 29 de maio de 2012

Mulher

Não é possível imaginar a arte sem a presença da mulher, que não só é criadora de arte como também inspiradora de diversos artistas, como pintores, escritores, músicos. Talvez nenhum outro ser inspirou tanto a criação artística como a mulher.



Basicamente, existem cinco períodos marcantes na evolução da representação feminina na arte.

O primeiro é durante a Antiguidade, em que a arte grega devota um culto ao corpo feminino, e a arte romana também a valoriza através de esculturas. O segundo período é a Idade Média, em que a arte sofre um lapso e bane a mulher da Arte.

A Renascença estabelece um culto pagão à Beleza, cujo maior representante é a mulher. O quarto período ocorre durante o século XVIII e mostra mulheres representadas com virtudes do corpo e da alma. Por fim, o quinto período marca a Mulher Moderna, marcada pela presença cada vez maior da mulher como criadora da arte, e não apenas representada por esta.

Prazer, artista Marluce Moura

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto

Feirense, graduada em Administração, e artista plástica  especialista no desenho retrato com uma abordagem realista e sóbria, que utiliza exclusivamente a técnica do pastel, iniciou nas artes ainda na infância tem como foco fundamental a expressão dos rostos, seus temperamentos e a psicologia da expressão, a tradução de um sentimento, de uma emoção fugidia e instantânea. Começou a expor em 1996 após concluir o curso no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), é uma das fundadoras do Grupo de Arte contemporânea de Feira de Santana, pesquisadora da arte rupestre com exposição desse tema em 2007, e amante da arte contemporânea, na qual aborda temas polêmicos.
"Só me dirijo às pessoas capazes de me entender, e essas poderão ler-me sem
perigo."Marquês de sade

Seguidores

Redes