Search

Content

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A arte contemporânea na decoração

Aventure-se e transforme a sua decoração numa verdadeira obra de arte…

          O tamanho realmente interessa porque, no toca a decorar uma casa com arte contemporânea, um quadro de grandes dimensões vai causar sempre um impacto maior do que um quadro de pequenas dimensões – uma parede e um espaço deixam de ser normais, para passarem a ser sensacionais!
           Porém, não tem de limitar-se à escolha de grandes obras de arte contemporânea para decorar a casa – pode e deve apostar em peças mais pequenas que pode simplesmente colocar sobre uma mesa, consola ou aparador, encostando a peça de arte à parede e completando-a com a adição de outras peças decorativas. Em alternativa, pode usar a sua coleção de arte contemporânea pequena para criar uma galeria numa das paredes lá de casa – sendo os corredores os espaços ideais para este tipo de decoração.
  1. Em termos de cores, a tendência é muitas vezes comprar arte contemporânea na palete de cores da decoração já existente no espaço ao qual o quadro se destina. Embora não esteja errado, sugere-se a escolha de arte contemporânea em tons que contrastem com a mobília e os elementos decorativos pré-existentes. O resultado será uma decoração original e o devido destaque para os quadros pendurados nas paredes.
  2. Onde quer que compre um quadro de arte contemporânea (diretamente do artista, galeria de arte ou loja especializada), siga sempre a sugestão de quem sabe sobre a melhor forma de emoldurar a peça. Saiba, no entanto, que uma tela não necessita de uma moldura e que fotografias de grandes dimensões ficam melhor quando exibidas em molduras acrílicas. 
  3. Quanto maior for o quadro de arte contemporânea que vai pendurar, mais próximo deve estar da peça de mobiliário que o vai acompanhar e/ou destacar – regra geral, a distância entre um e outro deve manter-se entre os 10 e os 15 centímetros.
  4. A principal regra de ouro no que toca a pendurar arte contemporânea (ou qualquer quadro) é que esta deve estar sempre ao nível dos olhos e nunca muito acima de qualquer peça de mobiliário que lhe sirva de ponto de referência ou que o complemente.
  5. Se vai decorar o quarto com arte contemporânea, sugere-se que uma vez que se trata de um espaço de descanso e tranquilidade, escolha quadros pequenos, com cores suaves, pasteis ou aguarelas; e/ou fotografia sépia ou a preto e branco.
  6. Não descure as paredes da cozinha enquanto local igualmente merecedor de arte contemporânea, aliás, não há nada mais criativo do que encontrar arte em paredes inesperadas.
  7. E quem diz a cozinha, banheiro que, mesmo sendo um dos espaços mais pequenos da casa, se for decorado com belos exemplares de arte contemporânea vai tornar-se rapidamente num dos espaços de eleição da casa!

Atalho do Facebook

Marluce Moura. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

"Só me dirijo às pessoas capazes de me entender, e essas poderão ler-me sem
perigo."Marquês de sade

Seguidores

Redes