Search

Content

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Jornalista lança cordel pelos 50 Anos da Arquidiocese de Sant’ana.

O jornalista Zadir Marques Porto, recentemente homenageou os 50 anos da Arquidiocese feirense com um cordel de nome “Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Sant’Ana 1962-2012.” A tiragem inicial é de 3 mil exemplares.







Os detalhes são que o cordel por conta da digitalização geral, é todo digital em computador, não é vendido por folheteiros e a ilustração ao invés de ser em Xilogravura, foi feita com ilustrações desenhadas pela artista Marluce Moura, retratando a Catedral de Santana (Igreja da Matriz) e o Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana D. Itamar Vian, que segundo a obra foi abençoado pelo Papa João XXIII.

              “A cidade comemora

Com grande satisfação



Da diocese o Jubileu



Com muita animação



Se é festa na princesa



É alegria no sertão



Já se vão cinqüenta anos



Que a diocese nasceu



Quando o Papa João XXIII



A essa luz acendeu


E o presente divino


Para esta terra deu...”
O cordel é tradição nessa cidade tão impar e distinta, já foi fonte de informações, assim como hoje são os jornais impressos. Nem se pensava em internet e eles já estavam lá, nos cordões dos folheteiros e na mente dos cordelistas. A maioria dos folheteiros não sabiam ler. O cordelista e folheteiro Jurivaldo Alves, nos confessou em entrevista que ele pedia para alguém “letrado” ler o que dizia o cordel e daí ele decorava para recitar no meio da feira livre e convencer as pessoas a compararem os “jornais-cordeis” da época. Jurivaldo é o único folheteiro que vive exclusivamente disso no Nordeste do Brasil.


Fonte-www.terradelucas.com.br
Portal Terra de Lucas

1 comentários:

Abimael Borges says:
at: quarta-feira, julho 06, 2011 disse...

Marluce, parabéns pelo seu brilhante trabalho artístico, principalmente por divulgar sua arte através de seu blog, pois ele me permitiu te decobrir! Adoro arte, e vc me parece uma artista maravilhosa! Bjos, td de bom!

Postar um comentário

Deixe o seu comentário

Atalho do Facebook

Marluce Moura. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

"Só me dirijo às pessoas capazes de me entender, e essas poderão ler-me sem
perigo."Marquês de sade

Seguidores

Redes